Institucional    Alunos    Vestibular    Biblioteca    Convênio com Empresas    Ouvidoria    Fale conosco Home Graduação    Graduação Tecnológica    Pós-Graduação    Portal dos Ex-Alunos    Portifólio Atividades Estruturadas

 
Sobre o curso

Perfil do egresso

Campo de trabalho

Organização curricular

Estrutura curricular

Corpo docente

Graduação Administração

Estrutura curricular 2009.2

A estrutura curricular do curso foi planejada para que ele seja operacionalizado pelo regime de crédito semestral, em módulos de vinte semanas, utilizando-se todos os dias úteis da semana, inclusive sábados.

1º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Psicologia Organizacional 60
Introdução aos Processos Gerenciais 60
Matemática Para Negócios 60
Comunicação Empresarial (EAD) 60
Teoria Geral da Administração 60
TOTAL 300

2º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Fundamentos de Ciências Sociais 60
Contabilidade Básica 60
Direito Empresarial (EAD) 60
Empresas e Negócios 60
Estatística Aplicada 60
TOTAL 300

3º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Análise Financeira 60
Metodologia Científica (EAD) 60
Gestão de Processos 60
Métodos Quantitativos 60
Sistemas de Informação Gerencial 60
TOTAL 300

4º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Empreendedorismo (EAD) 60
Custos Empresariais 60
Economia 60
Estratégia Empresarial 60
Eletiva (Jogos de Empresas/Libras) 60
TOTAL 300

5º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Filosofia e Ética 60
Comportamento Organizacional 60
Legislação Trabalhista e Previdenciária 60
Processos e Práticas de Gestão de Pessoas 60
Tópicos Emergentes em Gestão de Pessoas (EAD) 60
TOTAL 300

6º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Pesquisa de Marketing 60
Comportamento do Consumidor 60
Planejamento de Marketing 60
Gestão de Vendas 60
Tópicos Emergentes em Marketing 60
TOTAL 300

7º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Administração da Produção 60
Gestão da Distribuição 60
Gestão de Suprimentos 60
Gestão de Serviços 60
Tópicos Emergentes em Logística (EAD) 60
TOTAL 300

8º SEMESTRE/SÉRIE

DISCIPLINAS

HORAS/AULA

Administração Financeira 60
Mercado Financeiro 60
Orçamento Empresarial 60
Planejamento Econômico-Financeiro 60
Tópicos Emergentes em Finanças (EAD) 60
TOTAL 300



Estrutura Curricular (Vigente)

 

Período

Cód. Disciplina

Disciplina

Créditos teóricos

Modalidade

1º SEMESTRE

1

GST0003

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

2

Presencial

1

CCJ0001

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

2

Presencial

1

GST0015

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

2

Presencial

1

CEL0014

ANÁLISE TEXTUAL

2

Presencial

1

GST0019

MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS

4

Presencial

1

GST0021

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

2

Presencial

 

 

 

16

 

2º SEMESTRE

2

GST0012

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

2

Presencial

2

GST0034

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

4

Presencial

2

GST0005

CONTABILIDADE BÁSICA

2

Presencial

2

GST0063

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

4

Presencial

2

GST0032

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

2

Presencial

 

 

 

16

 

3º SEMESTRE

3

CCE0055

FILOSOFIA E ÉTICA

2

Presencial

3

GST0055

MICROECONOMIA

2

Presencial

3

GST0039

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL

2

Presencial

3

GST0083

CONTABILIDADE DE CUSTOS

2

Presencial

3

GST0041

ESTATÍSTICA APLICADA

2

Presencial

3

GST0013

GESTÃO DE PROCESSOS

4

Presencial

3

GST0054

MATEMÁTICA FINANCEIRA

4

Presencial

 

 

 

18

 

4º SEMESTRE

4

GST0045

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

4

Presencial

4

GST0009

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

2

Presencial

4

GST0179

MACROECONOMIA

2

Presencial

4

GST0007

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

2

Presencial

4

GST0073

ANÁLISE ESTATÍSTICA

2

Presencial

4

GST0086

CONTABILIDADE GERENCIAL

2

Presencial

 

 

 

16

 

5º SEMESTRE

5

GST0242

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

4

Presencial

5

GST0037

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

4

Presencial

5

GST0002

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

2

Presencial

5

GST0001

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

4

Presencial

5

GST0029

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

2

Presencial

 

 

 

16

 

6º SEMESTRE

6

GST0028

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

2

Presencial

6

CCA0049

PESQUISA DE MERCADO

4

Presencial

6

GST0070

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

4

Presencial

6

GST0071

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

4

Presencial

6

CEL0125

METODOLOGIA DA PESQUISA

2

Presencial

 

 

 

16

 

7º SEMESTRE

7

GST0134

GESTÃO DA QUALIDADE

2

 

7

GST0225

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

2

Presencial

7

GST0116

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

4

Presencial

7

GST0195

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

4

Presencial

7

GST0231

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO

2

Presencial

 

 

 

26

 

8º SEMESTRE

8

GST0131

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

2

Presencial

8

GST0190

MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA TOMADA DE DECISÃO

2

Presencial

8

GST0253

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

2

Presencial

8

GST0187

MERCADO FINANCEIRO

2

Presencial

8

GST0237

TCC EM ADMINISTRAÇÃO

2

Presencial

8

GST0167

JOGOS DE EMPRESA

2

Presencial

8

GST0243

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

2

Presencial

 

 

 

18

 




Procedimentos institucionais de avaliação

A avaliação da aprendizagem tem como princípio o desenvolvimento de competências, da capacidade de construir conhecimentos técnicos, tecnológicos e gerenciais, a partir das necessidades observadas na prática social e profissional. Utilizando-se de critérios claramente explicitados, são avaliados os conhecimentos e o modo como os alunos fazem uso deles. Isso permite, quando necessário, uma reorientação no processo de formação dos alunos, com atividades de apoio, de forma a permitir o suprimento de suas dificuldades.

Outro aspecto relevante é o princípio da auto-avaliação como instrumento que favorece o exercício de análise crítica, de percepção do crescimento do aluno, permitindo a aquisição de uma autonomia intelectual e uma visão real de sua própria formação.

Para que se possa identificar a importância das atividades oferecidas durante o percurso formativo do aluno, são utilizadas três modalidades de avaliação:

  • A diagnóstica, momento em que podemos conhecer o que os alunos já vivenciaram, o que já trazem na sua bagagem cultural, os conhecimentos que já possuem e suas expectativas em relação ao curso. A avaliação diagnóstica é feita em sala de aula, pelos professores, através de observações e registros.

  • A avaliação formativa é realizada ao longo do processo, observado o desempenho revelado pelos alunos nas diferentes disciplinas. Cada professor registra as atividades realizadas pelos alunos individualmente ou em grupo, a fim de melhor planejar suas aulas e promover estratégias de intervenções pedagógicas diferentes.

  • A avaliação somativa é considerada no momento da entrega da produção acadêmica, nas diferentes disciplinas que integram o currículo. Cabe ressaltar que essa modalidade de avaliação não tem como objetivo primordial selecionar, classificar, ordenar tipos diferenciados de aprendizagem, mas, sobretudo, fornecer informações e questões que são analisadas para a tomada de decisão a cerca do melhor caminho a ser construído para a formação do perfil profissional desejado.

Compreende-se a avaliação como uma atividade que fornece informações e questões para que se possa refletir sobre o melhor caminho a ser construído durante a formação do profissional, tentando resgatar o potencial de cada um dos alunos. A avaliação é vista como um processo indispensável para o replanejamento das ações educativas.

Ela não ocupa um espaço único e específico, com o propósito de avaliar o que o aluno produziu, mas faz parte de um processo contínuo e permanente, permitindo avanços sem ferir as normas pré-estabelecidas institucionalmente, quanto ao momento e formas de registrar os resultados obtidos pelos alunos.

Apresentar as estratégias de avaliação adotadas no curso,considerando as avaliações de caráter teórico,prático e de campo.

O processo de avaliação oficial será composto de três etapas, Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2) e Avaliação 3 (AV3), sendo AV2 e AV3.

As avaliações poderão ser realizadas através de provas teóricas, provas práticas, e realização de projetos ou outros trabalhos, representando atividades acadêmicas de ensino, de acordo com as especificidades de cada disciplina. A soma de todas as atividades que possam vir a compor o grau final de cada avaliação não poderá ultrapassar o grau máximo de 10, sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações. Caso a disciplina, atendendo ao projeto pedagógico de cada curso, além de provas teóricas e/ou práticas contemple outras atividades acadêmicas de ensino, estas não poderão ultrapassar 20% da composição do grau final.

A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até a sua realização, incluindo o das atividades estruturadas.

As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.

Para aprovação na disciplina o aluno deverá:

1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina.

2. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações.

3. Freqüentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.

Ao estágio supervisionado será atribuído grau único para aprovação do aluno, deverá ser igual ou maior que 7 (sete).

Para a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou trabalhos de mesma natureza, será atribuído grau único para a disciplina que, para aprovação do aluno, deverá ser igual ou maior do que 6,0.


 

 

 

volta topo

copyright © Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO
Tel.: (62) 3601-4900 E-mail: estacio@go.estacio.br